terça-feira, 19 de junho de 2012

O café faz parte do enredo da história do cavalo.


Para começar, um dos carnavalescos da escola, Fran Sérgio, disse que o café faz parte do enredo da história do cavalo.
"O café é um dos pontos importantes da história do cavalo. Como outras coisas que fizeram parte também. O enredo é elastíssimo. Vamos ser surpreendentes", disse.
Já o secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, entidade que estaria envolvida no patrocínio, confirmou a intenção de patrocínio à escola. Mas que, por ora, estão em fase de negociações.
"O Governo de Minas e a Beija-flor estão em fase de entendimentos. De todo modo, a escola já sinalizou que o tema do carnaval 2013 será este mesmo (o cavalo mangalarga). Trata-se de um tema riquíssimo e que, certamente, renderá bons resultados. Somos um estado que se destaca no setor agrícola e isso merece ser mostrado e divulgado no Brasil e no exterior. No entanto, não há qualquer definição acerca de patrocínios. Teremos reuniões com a Secretaria de Estado de Turismo do Estado de Minas(Setur), bem como com entidades ligadas à cafeicultura e ao cavalo Mangalarga. Por se tratar de verba pública, é sabido do rigor com tais despesas, que serão analisadas criteriosamente pelo Governo de Minas", contou.
Para quem não sabe, o estado mineiro é um forte produtor de café. E as estimativas para 2012 é que seja produzida uma safra recorde, entre 25,5 milhões e 27,1 milhões de sacas (sendo que cada uma pesa 60kg). Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, este número representa um número maior dos registrados em 2002 e 2010, quando o estado produziu 25,1 milhões de sacas. A safra mineira representa 52% dos cafés produzidos no país. Ou seja, como para nós, brasileiros, e estrangeiros, o café está em alta. No quesito exportação, segue perdendo apenas para o minério de ferro.
Com isso, você pode estar imaginando que a azul e branca de Nilópolis vai ter história para contar sobre este grão na história do cavalo. E se depender do secretário Elmiro, os mineiros vão ajudar os cariocas na elaboração do enredo para 2013.
"Mas é claro que o Governo e entidades ligadas ao setor darão todo o suporte necessário para a realização de pesquisa. Não somente a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), mas também a Setur e a Secretaria de Cultura poderão fornecer ricos subsídios para a realização deste importante projeto", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário